segunda-feira, 3 de outubro de 2016

O que é liberdade?



Cara, você já reparou como esse é um tema super discutido? Justamente porque as pessoas têm uma ideia quase estratosférica do que seria isso. Também, pudera. tantos conceitos filosóficos, jurídicos, políticos, etc, etc, etc que a gente acaba mesmo perdendo a noção do tamanho e da importância do tema.

Prefiro ficar com a seguinte definição: Liberdade significa poder agir de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa.

Pra esclarecer, existem dois pontos nessa definição: pensar sobre o que podemos fazer e como prejudicamos as outras pessoas. 


1- O que poso fazer?
Cada pessoa tem a liberdade pra decidir o que é necessário fazer em certos momentos da vida. No que trabalhar, qual faculdade e curso estudar, o que comer, a hora de comer... Mas não se limita a apenas isso, nossa vida é uma coisa muito grande pra ficarmos apenas nesse papo raso. Nós podemos escolher sobre casamento, amigos, de que forma viveremos e coisas mais significativas para representar nosso poder de escolha. Entretanto, existe um limite, que é quando as nossas escolhas interferem, principalmente, de forma negativa a vida das pessoas ao nosso redor.
2- Como prejudicar os outros?
É amigo e amiga, essa que é a parte difícil, pois o ser humano tem em si um desejo quase incontrolável em controlar. Muitas escolhas que fazemos acabamos por incluir nossos amigos, cônjuges e família. Muitas vezes nem ao menos perguntamos se eles gostariam de participar, antes, colocamos todos na roda e quando um ou outro fica insatisfeito, nós o julgamos como se não quisesse o nosso bem, chamamos de traidor, etc. 
3- CONCLUSÃO
Se a gente parasse pra pensar nos outros, veríamos que ninguém precisa fazer ou seguir as nossas vontades e acreditar na quilo que temos como verdade. Liberdade é um conceito não apenas individual, como coletivo e devemos decidir sempre pelo que a gente quer sem oprimir as outras pessoas a quererem também. Liberdade está mais para nosso poder de decidir o que é certo e errado (individual e grupal), do que fazer tudo o que queremos sem respeitar qualquer tipo de freio emocional, legal e, principalmente, racional.
Pense em como podemos ter uma vida feliz e independente se permitirmos aos outros serem livres. Até porque, gente feliz não enche o saco! ;) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário