terça-feira, 4 de outubro de 2016

Desculpe o transtorno, precisamos falar sobre Neoliberalismo!

Nesses últimos anos ouvimos muito sobre esquerda, direita, liberais, neoliberais, mas nem sempre nossas fontes nos indicam com precisão. Neste texto tentarei explicar de forma simples o que seria Neoliberalismo.
Essa ideologia, meio (meio é apelido, o certo é totalmente) controversa, parte do pressuposto que o sistema capitalista causa mal às pessoas, então ela tem por objetivo amenizar, criando um meio termo entre intervenção protecionista e liberalismo clássico. 
Intervenção é o modo que o governo tem de criar e proibir leis, projetos etc, geralmente essas leis governamentais, que dizem ajudar o pobre, acaba ajudando as grandes empresas no poder, criando um corporativismo cruel, impedindo q o trabalhador possa empreender e gerar riquezas, pois os grandes empresários têm o monopólio do mercado.
Liberalismo é uma ideologia que acredita que todas as pessoas tem os mesmos direitos perante a lei, incluindo os políticos. também é a favor da liberdade econômica, onde qualquer pessoa, por mais pobre que seja, tenha a capacidade de trabalhar e utilizar seus ganhos para gerar mais riqueza pra si e sua família, não tendo que pagar altíssimos impostos desnecessários.

Na prática, NEOLIBERALISMO SERIA: Vc dar dinheiro ao seu filho dizendo que ele pode fazer o que quiser com a grana, mas o impede de gastar tudo e de comprar certas coisas (doces, refrigerantes, brinquedos, etc), para que ele não seja prejudicado, perdendo todo o seu capital para as empresas onde ele compraria seus produtos.

Se aceitarmos esse ponto de vista, entraremos num amplo conceito marxista de mais-valia. Pra resumir, mais-valia é quando o trabalhador emprega esforço e tempo para trabalhar e o patrão fica com a maior parte do lucro, portanto roubando o trabalhador. Marx também afirmava que o valor de um produto deveria corresponder ao tempo e esforço empregado a ele.

Entretanto, Karl Marx não levou em conta que para se criar uma empresa, principalmente aqui no Brasil, são necessários realizar uma série de investimentos (equipamentos, instalações, mão de obra, etc.). Esse tipo de risco só é recuperado ao longo do tempo, entretanto, o trabalhador que está produzindo, recebe seu salário + direitos, independente se o patrão já recuperou o investimento. 
Outra coisa que ele não levou em conta foi a Lei de Utilidade Marginal. Que é basicamente a necessidade do mercado por determinado produto. Ou seja, quanto mais produtos no mercado, menor o preço e quanto menos, maior o preço. É a necessidade do mercado que regula os preços.

Voltando ao tema, poderíamos facilmente dizer que o neoliberalismo é uma ideia mal posta de pessoas que defendem o ideal socialista, mas não querem abrir mão do sistema capitalista e pra concluir, vou deixar uma citação de Jose Monir Nasser: "Quem acha que neoliberalismo é alguma espécie de liberalismo, na verdade é um pouco neobobo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário